- Área: 2290 ft²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Shamanth Patil J
-
Fabricantes: Jaquar, LG Hausys, Saint-Gobain
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um jovem casal e seus 2 filhos, originalmente de Mangalore, uma cidade costeira no sul da Índia, nos procuraram para projetar sua residência. O requerimento consistia em construir uma casa contemporânea e minimalista. A residência Padival é uma moradia privada localizada no sul de Belgaum. O terreno é retangular, voltado a oeste com uma estrada principal de 24 metros.
Em Mangalore, o pátio é um elemento integrante da casa tradicional. Escolhemos refletir vividamente as lembranças deste elemento, adaptando a tipologia vernácula em um contexto urbano. O programa é organizado em compartimentos espaciais em torno do pátio com base nas suas funções. Cada um desses compartimentos evolui para massas geométricas primordiais. A ideia era criar uma forma arquitetônica pura - de linguagem despojada das suas partes supérfluas, reduzida apenas aos seus elementos básicos e aos sentimentos que o próprio espaço evoca.
Hortus conclusus
"Dentro e fora, a terra e céu convergem no jardim fechado. A edificação é, por assim dizer, erguida da massa da terra, com o jardim localizado em uma cavidade. O espaço ilimitado do céu penetra no jardim e o absorve. "
Aben, R., & De Wit, S. (1999). The Enclosed Garden, 10-11. Rotterdam: 010
O hall de entrada conduz ao pátio de um lado e ao espaço de estar do outro. O espaço de estar, com pé-direito alto, diminui sua altura quando flui para o pátio e, assim, resulta em um espaço de biblioteca no primeiro pavimento que se volta para o pátio de um lado e para o espaço de estar do outro. A transição para outras funções privadas da residência se dá através da área de jantar bem iluminada. O revestimento conecta os espaços de estar e de jantar ao pátio.
O 'Altar' é um espaço suspenso no ar. Externamente, a massa se desconecta deliberadamente da parede da sala de estar, criando a impressão de um cubo flutuante. A altura reduzida do chão e a janela alta invocam uma sensação mística. As escadas do 'Altar' levam à biblioteca e aos espaços familiares. A altura de um pavimento e meio da sala cria uma janela na biblioteca que exibe um diálogo entre o pátio e o terraço da sala de estar. As paredes dos espaços privados ao redor do pátio são mantidas baixas, com o vidro continuando até o teto. O pátio, portanto, flui para os dormitórios, esmurrando os limites do pátio enquanto estabelece uma conexão com os espaços internos da residência. A estratégia espacial é projetada para conectar visualmente os espaços e permitir uma sensação de comunicação. O teto de concreto é deixado exposto para adicionar uma sensação de informalidade, em contraste com as paredes lisas de gesso branco.
As escadas banhadas pelo sol da sala familiar leva ao 'Barsati' que transita para o terraço da sala de estar através de uma varanda semi aberta. O 'Barsati' também atua como uma despensa para servir às festas no terraço que o cliente geralmente organiza.
“O Sol não percebe o quão maravilhoso é até que uma sala é feita.” - Louis Kahn
A luz percorre o edifício através de uma abertura estrategicamente colocada, em alguns lugares tocando o telhado, permitindo um fluxo de visão desobstruído para o exterior. Dois grandes poços de luz, o pátio e a claraboia acima das escadas no espaço familiar exibem um jogo de luz e sombra criando um alto senso de ordem visual. A luz como material de construção é esculpida cuidadosamente para definir espaços e suas funcionalidades. À medida que a luz solar muda ao longo do dia, as sombras tornam o espaço dinâmico conforme as estações. A percepção do espaço varia de acordo com a posição em relação aos poços de luz.
Inspiração do artista
Os desenhos interiores e móveis são fortemente inspirados pelo artista indiano contemporâneo SH Raza. Sua abordagem à cor, linha, espaço e luz, as geometrias em suas pinturas revelam uma compreensão mais profunda das emoções. O concreto, o gesso branco, o bronze, a madeira e a pedra natural tornaram-se a paleta de cores para os interiores. Uma abstração da pintura 'Tanava' no chão usando pedra colorida, adorna a sala de estar. Ela atinge a terceira dimensão com os bancos e mesa. As sombras formadas pela claraboia do pátio empiricamente reinterpretam os padrões das pinturas Raza. A prateleira de livros triangular na biblioteca permite um diálogo amigável com a luz cada vez que o sol encontra a parede. A pintura, ‘White crosses’ é esculpida em madeira para formar os guarda-roupas, adicionando calidez ao interior do dormitório.
A residência é uma composição abstrata de massas que responde ao sol oeste. As sombras se movem à medida que o dia progride dando vida à fachada. A parede composta é projetada para se assemelhar a um tecido, muito leve e ausente, mantendo a composição inalterada. A residência é criada como uma peça de arte.